
Construindo novos caminhos
A PICTORIA nasceu em 2018, apenas como um nome para dar segmento
aos trâmites necessários para que o professor de teatro, ator e pesquisador Paulo Alexandre pudesse, em parceria com a ABEC (Associação Beneficente Cristo), concorrer aos editais para trabalhar na área cultural na região Oeste do Paraná, especificamente em Marechal Cândido Rondon.
Apesar desta justificativa fria e burocrática, logo que se iniciaram as oficinas de teatro em 2018, ministradas pelo professor Paulo, longe dos arquivos da secretaria de cultura, dos gabinetes, das reuniões culturais, um caminho de descobertas e aprendizado se iniciava na sala de ensaio. As oficinas teatrais com as quatro turmas anuais, duas infantis, uma juvenil e uma adulto, nos salões do Parque de Exposições de Marechal, renderam bons espetáculos que foram levados à diferentes localidades do município, como escolas, universidades, praças, parques e clubes.
Desta forma a PICTORIA, com o passar do tempo, ultrapassou a timbragem do papel, passando a representar a reunião de uma série de trabalhos, laços sociais e histórias, algumas vinculadas às atividades na Escola de Artes de Marechal, que continuam sem interrupções desde 2018 e outras que se desenvolveram com outras parcerias, como o curta metragem "EPIFANIA" dirigido por Rodrigo Paziani, disponível para assistir gratuitamente no Youtube e também aqui no site, na aba "Vídeos". Além da produção do espetáculo solo de Paulo Alexandre "O último dia de um condenado" adaptado da obra de Victor Hugo que estreou em 2018 e participou do FIDS (Festival Internacional Denise Stoklos de Solo Performance) e também o canal do Youtube "WEB CENAS", resultado de um verdadeiro laboratório audiovisual a partir das oficinas de teatro em formato EAD durante a pandemia COVID-19.
Para 2021 a PICTORIA anuncia o novo solo de Paulo Alexandre, adaptado do conto de Fiódor Dostoiévski "O sonho do homem ridículo", que tem previsão para estreia em novembro de 2021 e já tem um trechinho gravado em vídeo na seção "Vídeos" aqui do site, além dos espetáculos que serão construídos a partir das turmas das oficinas de teatro 2021 e mais algumas surpresas...
Sem mais delongas, este texto que começou com uma descrição fria e burocrática da PICTORIA, se encerra redefinindo este nome como uma rede que conecta as diversas atividades desenvolvidas pelo seu criador e pelas parcerias tão necessárias que já aconteceram e, queira Dionísio, continuarão.
Um Forte Abraço!
Boas Vidas!